Notícias


Novo radar no aeroporto de Londrina
Uma equipe de técnicos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) visitou Londrina, nesta semana, para instalação de um radar para controle da navegação aérea no Aeroporto Governador José Richa. A coleta dos dados servirá para a elaboração de um relatório. Contudo, ainda não há prazo para a instalação do equipamento.
O superintendente da Infraero de Londrina, Marcus Vinícius Pio, explicou que o radar aumentará a segurança dos voos que chegam ao aeroporto. “Com o radar o controlador de voo, que atualmente só se comunica via rádio com os pilotos, poderá visualizar a aeronave no computador”, disse.

Segundo ele, a média de aeronaves diárias sobrevoando a cidade é de 130, o que levou o Decea a estudar a instalação do equipamento. “Com o grande fluxo de aviões, as aeronaves passam a voar mais próximas. Com o radar, a operação se torna mais segura. Podemos dizer que o radar traz os aviões até o aeroporto.”
O radar que será instalado terá um raio de abrangência de 100 quilômetros a partir do aeroporto. Assim, aeronaves que decolam de Maringá para Londrina, por exemplo, serão visualizadas pelos controladores rapidamente no computador.

Fonte e créditos: Jornal de Londrina


Nenhum comentário:

Postar um comentário